terça-feira, 21 de agosto de 2012

Palestra “A Educação Fiscal no Contexto Social” encerra a Semana da Educação Fiscal em Timbó


O encerramento da Semana da Educação Fiscal aconteceu no dia 16 de agosto de 2012, com uma grande palestra no salão de eventos da igreja católica matriz de Timbó.

O evento contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas, dentre estudantes, professores, contadores, advogados, profissionais liberais, empresários, dirigentes de entidades, agentes públicos e comunidade em geral.

A palestra entitulada “A Educação Fiscal no Contexto Social” foi proferida pelo Dr. Eugenio Celso Gonçalves, Gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal da Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF, de Brasília.

Com uma abordagem simples e prática, o palestrante destacou a importância do programa de educação fiscal em âmbito nacional, ressaltando que o Brasil é um país rico, com recursos abundantes, porém muito mal distribuídos e mesmo com o aumento dos gastos sociais, a desigualdade no Brasil ainda é uma das mais altas do mundo.

Uma das causas agravantes dessa desigualdade é o modelo de tributação adotado no país, cujo peso recai sobre produtos de consumo, comprometendo assim a renda de quem tem pouco. Com uma tributação mais justa, as proteções sociais não precisariam ser constantemente alargadas. 

A sociedade não pode se acomodar diante dessa situação. É preciso lutar por um país diferente, é preciso sonhar com um futuro melhor e, para isso, é preciso que todos exerçam sua cidadania ativamente e com responsabilidade. Não podemos nos omitir.

E o programa de educação fiscal visa justamente conscientizar as pessoas que está nas mãos do povo construir um país melhor e mais justo.

O palestrante destacou também que a arrecadação de tributos é necessária para a realização de políticas públicas, por isso, não podemos ser coniventes com a sonegação, pois a população é a maior prejudicada com a falta de recursos. O Governo não produz riqueza, ele apenas arrecada os tributos do povo e deve aplicar o resultado da tributação em favor do bem comum.

O Dr. Eugenio ressaltou ainda que é preciso cobrar mais transparência dos órgãos públicos para que possamos combater a corrupção em nosso país.  O povo precisa acompanhar a gestão pública, pois através do olho vivo do cidadão é possível garantir que o gasto público seja bem aplicado.




 

Alunos da U.P.E. Alecrim no evento de encerramento da Semana da Educação Fiscal


Os alunos da Unidade Pré-Escolar ALECRIM se apresentaram no evento de encerramento da Semana da Educação Fiscal que aconteceu no dia 16 de agosto de 2012, às 19:30h, no salão de eventos da igreja católica matriz de Timbó.

As crianças esbanjaram simpatia e deram um colorido especial ao evento. Quando chamadas ao palco, cantaram a musiquinha  “meu imposto” em alto e bom som, para orgulho das professoras que se dedicaram aos ensaios.

A U.P.E. Alecrim e a Escola Tiroleses foram pioneiras na aplicação de projetos de educação fiscal em salas de aula. Painéis com fotos e explicações sobre os projetos aplicados estavam em exposição no evento.


  
 
 
 

Palestras Escolares podem ser agendadas pelas escolas interessadas no tema da Educação Fiscal

Salientamos que as palestras escolares podem ser agendadas junto à Comissão de Educação Fiscal, bastando entrar em contato pelo e-mail educacaofiscal@timbo.sc.gov.br. Os membros da Comissão terão enorme satisfação em atender os professores interessados no tema. A palestra tem duração aproximada de 40 minutos.

O enfoque da palestra realizada nas escolas é mostrar como a Educação Fiscal pode ser um instrumento de cidadania, a medida que busca despertar valores éticos e morais que estão sendo distorcidos e perdidos atualmente, mostrando ainda a importância de pautar nossas ações sempre visando o bem comum de toda sociedade.

São abordadas também algumas questões tributárias, sobretudo, evidenciando que o dinheiro arrecadado pelo Governo deve ser aplicado em favor da população e que cada um de nós pode ajudar a fiscalizar os gastos públicos.

No debate com os alunos é ressaltado ainda que todos nós temos DIREITOS e DEVERES que devem ser cumpridos e exercidos para que possamos viver em uma sociedade mais justa.



Semana da Educação Fiscal tem Palestras Escolares

Ainda dentro do cronograma da Semana de Educação Fiscal, foram realizadas, no dia 15 de agosto de 2012, no período matutino, duas palestras na Escola Municipal Erwin Prade, no auditório do próprio educandário:

- às 07:30h a palestra foi dirigida para as turmas de 7ª série; e

- às 10:00h a palestra foi apresentada para as turmas de 8ª série.

As palestras deram destaque para a importância de formar alunos com valores éticos e morais, pois as crianças e adolescentes de hoje, serão os cidadãos de amanhã. E, a medida que esses cidadãos forem mais conscientes de seus direitos e deveres, poderemos ter uma sociedade mais justa e um país melhor para viver.

Foram também debatidos os impactos negativos da pirataria e do contrabando de produtos, que não apenas comprometem a arrecadação de impostos, mas também atingem diretamente o comércio e a indústria local, comprometendo a empregabilidade que pode dificultar a busca pelo primeiro emprego que em breve estes alunos irão procurar.

Abordou-se ainda a questão tributária, enfatizando que não podemos negligenciar esse assunto, mesmo que nessa faixa etária possa parecer um tema que não nos diz respeito. Foi explicado aos alunos que todos nós, direta ou indiretamente, pagamos impostos, seja descontado da folha de salários, seja um imposto que incide sobre nossa propriedade ou ainda os impostos que estão embutidos nos produtos que consumimos diariamente.

E já que todos nós contribuímos para o Governo, devemos ficar atentos aos gastos públicos, pois se todos nós tivermos essa consciência podemos minimizar os efeitos da corrupção e dá má aplicação das verbas públicas.

Por fim, deu-se ênfase a necessidade de cada um fazer a sua parte. Não podemos desanimar achando que nossas ações isoladas não tem força para mudar o mundo. Se cada um fizer a sua parte já estaremos contribuindo para melhorar a nossa comunidade.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Consumo Consciente é tema de palestra no Colégio Ruy Barbosa

A Semana da Educação Fiscal em Timbó segue com muitas atividades. Na tarde do dia 15 de agosto, aconteceu no auditório do Colégio Ruy Barbosa a palestra: “Administre seu dinheiro de forma consciente”.

O tema foi apresentado pela instrutora de cursos do SESI, Lílian Schneider Borges.

Estiveram presentes aproximadamente 90 alunos que cursam o ensino médio no período vespertino.

A palestrante ressaltou a importância do uso consciente do dinheiro, ressaltando a importância de controlar os gastos e de fazer um planejamento financeiro.

Lílian Borges alertou também para fatores que impulsionam o consumo e que nos levam, muitas vezes, a ter gastos desnecessários e supérfluos.

Foram também discutidas questões relacionadas ao desperdício e reutilização de materiais, considerando os benefícios pessoais dessa economia mas, principalmente, destacando os efeitos para a sociedade e para o planeta. Afinal, é urgente e necessário que se reduza a quantidade de lixo, pois o consumo desenfreado dos últimos anos poderá gerar um caos no futuro.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Educação Fiscal e a Melhor Idade


A Semana da Educação Fiscal em Timbó começou em grande estilo. Na tarde do dia 13 de agosto, aconteceu no CSU a palestra: A Educação Fiscal e a Melhor Idade.

Estiveram presentes aproximadamente 120 idosos dos diversos grupos de terceira idade do Município de Timbó. Na abertura do evento, houve linda apresentação de dança do Grupo Sênior “Meninas Alegres” que contagiaram todos os presentes com seu entusiasmo e simpatia.

Em seguida, os membros da Comissão de Educação Fiscal de Blumenau, Ellen Eike Jocham, Marcos Aurélio Bahr e Morche Ricardo Almeida iniciaram a palestra com uma breve apresentação do projeto de Educação Fiscal e como ela pode ser compartilhada  na Melhor Idade.

Foram também discutidos e debatidos alguns pontos sobre corrupção e a necessidade de cobrarmos uma maior transparência nos gastos de todas as esferas de governo, bem como a importância do pagamento dos  tributos para a manutenção das políticas públicas, inclusive, voltadas para a terceira idade a fim de que essas pessoas possam gozar de uma aposentadoria tranqüila e digna, depois de uma vida inteira de trabalho, em que foram doados os melhores anos de sua vida em prol da construção deste país onde hoje vivemos.

As pessoas que hoje estão na Melhor Idade podem continuar colaborando e influenciando as novas gerações com suas experiências de vida. E nós devemos utilizar mais e valorizar a bagagem de vida que eles acumularam.





Fotos: Carolina Sperb

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


A Comissão Municipal de Educação Fiscal convida para a palestra:


“A Educação Fiscal no Contexto Social”

Data: 16 de agosto de 2012

Palestrante: Dr. Eugênio Celso Gonçalves
                    Gerente Geral do Programa Nacional de Educação Fiscal,

Local:  Salão da Paróquia Santa Terezinha – Igreja Católica Matriz
           Rua Germano Brandes Sênior, 397 – Centro – Timbó/SC

Horário: 19h30min

O evento visa conscientizar as pessoas da importância da participação de todos na construção de um país mais justo, formando cidadãos mais participativos e críticos, conscientes de seus deveres e direitos de cidadão.
A palestra é gratuita. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone 3382-3655 ramal 2012, 2035 ou 2040 respectivamente com Carla, Isabel ou Daniela ou pelo e-mail educacaofiscal@timbo.sc.gov.br.

Atenciosamente,

Comissão Municipal de Educação Fiscal


Inácio Fiamoncini
Agente da Receita Federal / Timbó
Daniela R. Witthoeft Krambeck
Fiscal de Tributos / Prefeitura de Timbó


Carla Moser
Claracy Maria Ferrari Butzke
Contadora / Prefeitura de Timbó
Profª / Tutora do Curso de Educação Fiscal


Isabel Maria Beber
Coordenadora de Educação Fiscal