Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos é tarefa da sociedade, mas é preciso conhecer para fiscalizar.
Nesse sentido, o principal enfoque do programa de educação fiscal é sensibilizar a sociedade da importância da participação da população na gestão pública, acompanhando e fiscalizando a aplicação dos recursos arrecadados, incentivando o exercício de uma cidadania ativa e responsável.
Todo cidadão paga tributos e tem o direito de saber como e onde os recursos arrecadados são aplicados. Porém, grande parcela da sociedade desconhece sua própria contribuição no financiamento dos serviços públicos e, muitas vezes, não consegue mensurar que a creche, a escola, o posto de saúde e o hospital que estão a seu serviço são mantidos pelos impostos pagos por cada um.
Todos nós devemos ser “fiscais” do dinheiro público, pois os recursos do Governo são provenientes dos impostos arrecadados e devem ser aplicados em favor do bem comum de toda a população, garantindo os serviços essenciais e promovendo o desenvolvimento econômico, cultural e social do país.
Sem cidadania ativa, não há democracia. A população precisa conhecer melhor seus direitos e seus deveres, a fim de que todos se unam na construção de um país melhor.
Para que a democracia seja uma realidade é preciso que todos exerçam sua cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário