sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MURAL Educação Fiscal

O MURAL do Programa Municipal de Educação Fiscal foi atualizado com fotos e resumo das palestras realizadas na SEMANA DA EDUCAÇÃO FISCAL 2013.
 

O mural está exposto na Prefeitura de Timbó, próximo a Central de Atendimento – sala 04.

 
 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Palestra na Escola NESTOR MARGARIDA encerra Semana da Educação Fiscal 2013


A Semana de Educação Fiscal 2013 encerrou na sexta-feira, dia 16 de agosto, com palestra na Escola Municipal NESTOR MARGARIDA.

Corrupção e resgate de valores e princípios éticos foram os temas mais debatidos. 
 
Falou-se também da carga tributária, da importância social dos impostos e, sobretudo, da importância de acompanharmos a destinação dos recursos públicos, a fim de que os altos impostos que pagamos possam nos dar a contrapartida esperada, na forma de serviços públicos de qualidade.
 
 
 

sábado, 17 de agosto de 2013

Palestra Magna da Semana de Educação Fiscal 2013 com Dr. Marcello Koudela



Na última quinta-feira, 15 de agosto de 2013, foi realizada a palestra magna da Semana de Educação Fiscal de Timbó, proferida pelo Dr. Marcello Souza Costa Neves Koudela, tendo como tema “Ética, Cidadania e Educação Fiscal”. O palestrante Koudela é bacharel, mestre e doutor em Filosofia, bacharel em Direito e especialista em Direito Tributário, professor do Instituto Blumenauense de Ensino Superior e auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil.

O evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Timbó e foi prestigiado por expressivo público que teve a oportunidade de assistir uma aula de ética e cidadania, refletindo sobre a importância do Programa de Educação Fiscal como instrumento de transformação social do contexto em que vivemos.

O palestrante enfatizou a importância de repensarmos nossas atitudes a fim de resgatarmos nossa dimensão humana, reconstruindo com urgência o sentimento de comunidade. Hoje vivemos um momento histórico de descrença generalizada, onde os laços que nos unem estão enfraquecendo a cada dia, nos afastando cada vez mais uns dos outros e acarretando esta desagregação social e individualismo que vemos se agigantar diante dos nossos olhos.

Koudela fez um paralelo do contexto atual com a antiga sociedade grega, onde a Ética surgiu pelas mãos do filósofo Sócrates em um contexto de profunda crise e desagregação social que culminou com a decadência de uma das maiores civilizações até hoje conhecidas. Em tal conjuntura a Ética apresentou-se como uma tentativa de resgate dos valores que constroem a humanidade. E hoje, vivemos novamente uma grave crise de valores e de princípios, por isso, se quisermos salvar a nossa sociedade precisamos com urgência iniciar esse resgate ético.

Nesse sentido, Koudela frisou ainda que de nada adianta lutarmos pelas reformas do Brasil, seja política, tributária ou qualquer que seja, se antes não promovermos uma grande reforma individual dentro de cada um de nós, pautada em princípios e valores éticos que devem ser vivenciadas no nosso dia-a-dia. Não nos esquecendo nunca que ética não se resume a uma palavra, a ética precisa ser vivida espontaneamente e praticada na plenitude de seu significado.

E, justamente neste ponto, Koudela enalteceu que a Educação Fiscal se mostra um elemento fundamental no resgate desses valores, pois nos incentiva a pensar, refletir, questionar o modo como as coisas estão acontecendo. A insatisfação da população é cada vez maior e os protestos das ruas demonstraram o tamanho do descontentamento da população.

Por fim, Koudela destacou a importância da educação, ponderando que os educadores não podem ficar restritos a função de INFORMAR e simplesmente transmitir conteúdos, mas devem desempenhar, sobretudo, a essência da educação que é o papel de FORMAR, formar consciência, formar cidadãos críticos e plenos que saberão exercer sua cidadania, entendendo a importância de cumprir seus deveres para exigir seus direitos. Só assim poderemos no futuro viver em uma sociedade melhor para todos.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aluna da Escola Tiroleses declama mensagem de reflexão na abertura da palestra “Ética, Cidadania e Educação Fiscal”

A aluna Lavínia Ramos Gonzaga, da Escola Municipal Tiroleses, declamou uma mensagem que provocou profunda reflexão na abertura da palestra “Ética, Cidadania e Educação Fiscal”. O texto repercutiu muito entre o público. Leia abaixo a íntegra da mensagem e reflita também.
 


Respeito ao Contribuinte, ao menos num só dia

Viveríamos em um país bem melhor para todos...

 

Se em um dia - ao menos num só dia - todos os empresários fornecessem espontaneamente a nota fiscal aos consumidores;
 

Se em um dia - ao menos num dia - todos os cidadãos exigissem nota fiscal dos empresários para não permitir a sonegação;


Se em um dia - ao menos num dia - o recurso público não fosse utilizado para pagar obra superfaturada ou inexistente;
 

Se em um dia - ao menos num dia - não fosse homologada licitação fraudulenta;


Se em um dia - ao menos num dia - não houvesse funcionário “fantasma” na folha de pagamento da administração pública;


Se em um dia - ao menos num dia - nenhum incauto, pobre e marginalizado fosse usado como “laranja” por gatunos da coisa pública;


Se em um dia - ao menos num dia - o imposto pago com suor do trabalho do contribuinte brasileiro não fosse despejado no esgoto fétido da sonegação e da corrupção;
 

Se em um dia - ao menos num dia - nenhum funcionário público aceitasse, pedisse ou exigisse propina de quem quer que fosse;
 

Se em um dia - ao menos num dia - cada centavo pago pelo cidadão fosse integralmente recolhido aos cofres públicos, em vez de apropriado por sonegadores, travestidos de empresários;
 

Se em um dia - ao menos num dia - cada centavo recolhido aos cofres públicos fosse aplicado honestamente pelos governantes.
 

Se em um só dia ocorresse um absoluto respeito ao contribuinte...
Ao menos um dia...

 
... O texto é de autoria do SINDAFISCO - Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia e foi divulgado Por ocasião do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, celebrado em 25 de maio.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Palestra na Escola Municipal ERWIN PRADE

A Escola Municipal ERWIN PRADE também recebeu palestra de Educação Fiscal no dia 14 de agosto de 2013, para os alunos dos 4ºs anos, turmas 1 e 2, das professoras Ruth Anklam Hoffmann e Izelde Anesi. 

Na palestra foram elucidadas noções de cidadania e responsabilidade e a importância de zelar pelo patrimônio público. Infelizmente é muito comum presenciarmos depredações de placas de trânsito, lixeiras, muros e prédios públicos, bancos e mesas de praças, etc. Nesse sentido, frisou-se que o dinheiro necessário para conserto dos bens estragados poderia ser utilizado para melhorar algum benefício ou implementar melhorias para a comunidade e, o pior de tudo, os estragos acabam sendo custeados por todos nós que pagamos tributos ao governo, ou seja, a conta do prejuízo sai dos nossos próprios bolsos.

Tratou-se ainda da questão tributária, destacando que é necessário pagar impostos mas, também é de fundamental relevância que cada um se conscientize da importância de acompanhar como o governo gasta os recursos públicos, exigindo sempre que o dinheiro da tributação seja revertido para atender as necessidades da população.

Foram também debatidos temas relacionados com a corrupção, enfatizando os enormes danos que este mal acarreta para todos nós, pois muito dinheiro que poderia ser aplicado a favor do povo, acaba sendo desviado para beneficiar interesses particulares de pessoas mal intencionadas.

Por fim, enfatizou-se a importância de respeitar o nosso próximo e orientar sempre nossas ações por princípios morais e éticos a fim de que possamos viver em uma sociedade melhor.


 

Palestra na Escola Municipal SÃO ROQUE

Continuam acontecendo as PALESTRAS ESCOLARES e ontem, 14/08/2013, foi a vez da Escola Municipal SÃO ROQUE, com alunos do 5º ano.

Na palestra foram abordados temas relacionados com a CORRUPÇÃO, discutindo qual a percepção dos alunos em relação assunto e indagando se a corrupção é apenas um problema distante, reservado aos meios políticos ou se nós mesmos também presenciamos no nosso cotidiano, pequenas atitudes que muitas vezes passam despercebidas mas, na verdade,  são pequenas corrupções que devem igualmente ser combatidas, tais como furar fila, aceitar troco errado, apresentar atestado médico falso, tentar subornar o guarda de trânsito, comprar produtos falsificados, etc. 

Nesse sentido frisou-se a importância de ensinar e praticar boas condutas desde cedo, pois ética e integridade precisam estar presentes tanto nas relações públicas e políticas , como  também no dia a dia de nossas ações.

Falou-se ainda da importância de pedir sempre nota fiscal, pois somente assim garantiremos os recursos necessários para serem aplicados na saúde, educação, transporte, segurança e demais políticas públicas essenciais para o bem estar da sociedade em geral.

Na mesma ocasião discutiu-se também a insatisfação do povo diante dos serviços públicos de qualidade inferior ao grande montante de tributos que são recolhidos aos cofres públicos, alertando os alunos que cabe a cada um de nós ficar atento aos gastos públicos, cobrando dos governantes a boa aplicação dos recursos a fim de melhorar a gestão pública do país.

Por fim, dialogou-se com os alunos acerca do consumo consciente de produtos a fim de colaborar com a preservação do planeta, citando ainda pequenas ações individuais que somadas podem se transformar em uma grande força transformadora, colaborando para melhorar a vida de todos.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Palestra na Escola Municipal Tiroleses

Ainda dentro do cronograma da Semana de Educação Fiscal estão sendo realizadas palestras escolares. Na tarde do dia 13 de agosto foi a vez da Escola Municipal Tiroleses, com alunos da 7ª série.
 
As palestras escolares realizadas pela Comissão de Educação Fiscal tem o objetivo de despertar valores éticos e morais, mostrando aos estudantes que nossas ações devem sempre visar o bem comum de toda sociedade.
 
Abordou-se também a questão tributária, enfatizando que não podemos negligenciar esse assunto, mesmo que nessa faixa etária possa parecer um tema que não nos diz respeito. Enfatizou-se que todos nós, direta ou indiretamente, pagamos impostos e devemos ficar atentos aos gastos públicos, pois se todos nós tivermos essa consciência podemos minimizar os efeitos da corrupção e dá má aplicação das verbas públicas.
 
Por fim, deu-se ênfase a necessidade de cada um fazer a sua parte. Não podemos desanimar achando que nossas ações isoladas não tem força para mudar o mundo. Se cada um fizer a sua parte já estaremos contribuindo para melhorar a nossa comunidade.
 
 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Palestra de Educação Fiscal no Telecentro Comunitário

A Semana da Educação Fiscal segue com muitas atividades. Na tarde do dia 12 de agosto foi realizada palestra no Telecentro Comunitário de Timbó, com alunos que estão freqüentando o curso de informática  que é oferecido gratuitamente pelo Telecentro.
 
Na palestra foram discutidos e debatidos alguns pontos sobre corrupção e a necessidade de cobrarmos uma maior transparência nos gastos de todas as esferas de governo, bem como a importância do pagamento dos tributos para a manutenção das políticas públicas.
 
Enfatizou-se ainda a importância de cada um fazer a sua parte, pois com a soma de pequenas ações podemos fazer acontecer grandes mudanças, deixando como legado um país melhor para as futuras gerações, com um maior grau de comprometimento e consciência.
 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Palestra “Ética, Cidadania e Educação Fiscal”


A Comissão Municipal de Educação Fiscal convida para a palestra:
 

“Ética, Cidadania e Educação Fiscal”

 

Data: 15 de agosto de 2013
 

Palestrante: Dr. Marcello Souza Costa Neves Koudela
Auditor da Receita Federal e Doutor em Filosofia


Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Timbó
Rua Marechal Deodoro, 321 - Bairro das Nações – Timbó/SC
 

Horário: 19h30min

O evento visa conscientizar as pessoas da importância da participação de todos na construção de um país mais justo, formando cidadãos mais participativos e críticos, conscientes de seus deveres e direitos de cidadão.
 

A palestra é gratuita. PARTICIPE!
 

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail educacaofiscal@timbo.sc.gov.br.

  

Atenciosamente,
 

 

Comissão Municipal de Educação Fiscal

  


Isabel Maria Beber
Professora e Coordenadora do Programa de Educação Fiscal


Inácio Fiamoncini
Agente da Receita Federal / Timbó


Claracy Maria Ferrari Butzke
Tutora do Curso de Educação Fiscal


Daniela R. Witthoeft Krambeck
Fiscal de Tributos / Prefeitura de Timbó