sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Temas de Educação Fiscal e Cidadania encerraram o ano letivo de 2012 na Unidade Pré Escolar Pequeno Príncipe

Nos últimos dias de aula do ano letivo de 2012, a turminha da Unidade Pré Escolar Pequeno Príncipe, teve um encontro "lúdico" onde os alunos interagiram com a Professora Isabel e Lenise e puderam entender a importância de pedir Nota Fiscal, quando compramos qualquer mercadoria no nosso comércio.

Dentre muitos exemplos, deu-se destaque às "garrafas pet", dando ênfase para a importância de exigir o documento fiscal quando compramos os refrigerantes, pois a emissão da nota fiscal contribuiu com o crescimento da escola, do bairro e da cidade, uma vez que os impostos gerados podem ser revertidos em favor da comunidade.

Abordou-se também a preservação do meio ambiente, com a qual podemos contribuir ao reciclar e reutilizar materiais, assim como a garrafa pet, que pode se transformar até em brinquedo.

Em poucos minutos as garrafas pet se transformaram nas mãos das crianças. Cada uma expressou sua habilidade artística e criatividade na decoração do objeto que após seco se transformou em um Bilboquê.

Como Educadora, é muito importante explicar desde cedo para as crianças a importância de pedir Nota fiscal e quais os benefícios que esta cobrança traz para melhorar a qualidade de Vida das pessoas, pois assim estaremos preparando e educando as futuras gerações para evitar a proliferação das más práticas e mazelas que tanto fazem a população sofrer, destaca a Professora Isabel.

Além do mais, o problema do lixo é outra questão urgente e as crianças precisam ser sensibilizadas para o tema. Todos devemos nos preocupar e seguir a regra dos 3-R (três erres) REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!

A idéia de construir o "Bilboquê" com material reciclável tinha intenção de trazer aprendizado e conscientização de proteção à natureza, buscando demonstrar para as crianças que muitas coisas podem ser reutilizadas e reaproveitadas antes de serem descartadas.  As crianças ficaram muito felizes e entusiasmadas com o brinquedo construído por elas próprias.
 
 

Estas atividades foram a finalização do projeto aplicado com o auxílio da Professora Titular Lenise Moser Pasqualini e a  Coordenadora de Educação Fiscal do Município de Timbó,  Isabel Maria Beber  que iniciou em novembro com a apresentação da Carta da Terra para Crianças em forma de cineminha (mais informações, ver postagem do dia 30 de novembro de 2012).






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário