quinta-feira, 18 de julho de 2013

Escola Tiroleses dá lições de cidadania, da pré-escola às séries finais

Parabéns, mais uma vez, para a Escola Municipal Tiroleses por incentivar sempre ações de formação para a cidadania, da pré escola às séries finais.
 
A foto abaixo é dos alunos da pré-escola “Alecrim” que funciona juntamente com a Escola Tiroleses.
 
Em agosto do ano passado, as crianças fizeram uma linda apresentação na Palestra de encerramento da Semana Municipal de Educação Fiscal, realizada no dia 16 de agosto de 2012.
 
Os alunos do jardim e da pré-escola participaram de um projeto de Educação Fiscal implementado pela Escola Tiroleses com o tema “Merenda Escolar: um passo para a Cidadania”.



quarta-feira, 17 de julho de 2013

ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL TIROLESES

Durante a realização do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Tiroleses, de 21 à 28 de junho, as chapas candidatas expuseram cartazes no galpão da escola  contendo nome da chapa, número, integrantes e propostas.
 
 
As chapas foram constituídas por alunos do 6º ano até 8ª série.
 
 
No dia 21/06/2013 as chapas inscritas apresentaram as propostas aos demais alunos do turno vespertino no auditório da escola.

 
Chapa 1 – Detona – Nº 1412

Integrantes: Tatiane Cardoso (7ª), Eduan Voltolini (7º), Chayane Luane de Borba (7ª), Herique Nunes (8ª “2”), Karolaine Uecker (7º), André Stüpp (8ª” “2), Kauane Cristina Miranda (6º), Lucas Gonçalves da Luz (7ª), João Vitor Custódio (7º) .

 
Chapa 2 – Inovação Estudantil – Nº 10

Integrantes: Ezequiel Ferrari (6º), Luana Gibowski (6º), Matheus Kauan Dalcortivo (6º), Ariel Pasquali (6º), Bruna dos Santos (6º), Laís Ramos Gonzaga (6º), Guilherme Uecker (6º), Karolaine de Deus Padilha (6º), Larissa Gabriela de Mello (6º), Alexandra Mozzer (7º).
 

Chapa 3 – Nova Geração  – Nº 1618

Integrantes: Ariel Sandri (8ª “1”), Bruno Dallabona (8ª “1”), Elisiane Farias (8ª “1”), Gabrielle Sabrina Ferrari Kroenke (8ª “2”), Jenifer de Borba (7º), Lavínia Mercedes Ramos Gonzaga (7º), Luana Miranda (7º), Melissa Primo (8ª “2”), Mireli Gibowski (8ª “2”), Sara Pereira (7º), Stefani Negoceke (7º), Thainara Konzen (8ª “1”), Thalia Pereira (8ª “2”), Tristan Voltolini (7º).
 

E, finalmente, no dia 04/07/2012, ocorreu a ELEIÇÃO para composição do GRÊMIO   ESTUDANTIL 2013 da Escola Municipal Tiroleses.

 
Votaram 86 alunos, do 6º ano a 8ª série, de acordo com a lista de votantes e seguem abaixo os resultados:
 

Chapa 1 – Detona – Nº 1412 – 36 votos (VENCEDORA)

 
Chapa 2 – Inovação Estudantil – Nº 10 – 14 votos
 

Chapa 3 – Nova Geração  – Nº 1618 – 34 votos

 
02 Votos em branco

 









quinta-feira, 11 de julho de 2013

Grêmio Estudantil da Escola Municipal Tiroleses

De 21 a 28 de junho a Escola Municipal Tiroleses realizou a eleição do Grêmio Estudantil.

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tato no próprio ambiente escolar como na comunidade.

O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
 

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu País,
na minha cidade ou no meu bairro,
acontece comigo.
Então eu preciso participar das decisões
que interferem na minha vida.”
(Herbert de Souza).

 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

IMPOSTO JUSTO - Assine, Divulgue e Compartilhe

Em 1996 quem ganhava até nove salários e meio por mês era isento do Imposto de Renda. Enquanto hoje, quem recebe dois salários mínimos e meio já é alcançado pelo imposto.
 
Por isso, dentre outras medidas, o SINDIFISCO Nacional está propondo o reajuste e correção da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas.
 
É preciso restabelecer o verdadeiro significado do Imposto de RENDA. Na última década a defasagem da tabela penalizou demais quem ganha menos. Atualmente, quem mais paga Imposto de Renda no Brasil é a classe trabalhadora. E essa grave distorção precisa ser corrigida o quanto antes. IMPOSTO JUSTO Já!!!

  



Para saber mais sobre a campanha IMPOSTO JUSTO e assinar o projeto de lei de iniciativa popular acesse o site do SINDIFISCO:


 
ou a página IMPOSTO JUSTO no FACEBOOK:


 

Palestra sobre IMPOSTO JUSTO no IV Seminário de Educação Fiscal de Blumenau

A Campanha IMPOSTO JUSTO foi destaque na palestra proferida por Pedro Delarue, Presidente do SINDIFISCO Nacional, na quarta edição do Seminário de Educação Fiscal de Blumenau, no dia 02 de julho do corrente.

Delarue iniciou fazendo um comparativo da carga tributária brasileira com a de outros países e criticou a sua má distribuição. "A taxa no Brasil (35%) não é muito alta. O que acontece em relação aos outros países é que ela é muito mal distribuída, além de ser equivocada ao priorizar a incidência sobre o consumo e não sobre a renda", diz.

Durante a apresentação, o presidente do Sindifisco mostrou, em números, que o sistema tributário tem sido um instrumento a favor da concentração de renda, agravando o ônus fiscal dos mais pobres e aliviando o das classes mais abastadas. Quanto menor é a renda da família, maior é o grau de comprometimento com a tributação.

Por isso, a proposta do SINDIFISCO é promover uma revisão na legislação do Imposto de Renda com o objetivo de restabelecer seu verdadeiro significado. O Imposto de Renda precisa voltar a ser um instrumento de justiça fiscal.

Nesse sentido, um dos principais pontos da proposta do SINDIFISCO é corrigir a tabela do Imposto de Renda, garantindo uma correção da defasagem em 5% ao ano até 2024, além de assegurar um reajuste anual da tabela, a partir de 2015, com base em um índice que acompanhe a evolução da renda do trabalhador.

Na última década, a defasagem da tabela penalizou quem ganha menos. Atualmente, a classe trabalhadora é a mais massacrada pelo Imposto de Renda. Em 1996 quem ganhava até nove salários e meio por mês era isento do Imposto de Renda. Enquanto hoje, quem recebe dois salários mínimos e meio já é alcançado pela tributação.

Para compensar as perdas de arrecadação com a correção da tabela do IR das pessoas físicas, o SINDIFISCO propõe, em contrapartida, restabelecer a incidência de IR sobre a distribuição de lucros e dividendos. Contudo, será mantida a isenção para os pequenos e médios empresários, mantendo-se a desoneração para distribuições de lucros de até R$ 60.000,00/ano. 

Delarue apresentou também outros mecanismos que permitirão mais justiça fiscal, como por exemplo, a dedução de despesas com aluguéis e juros pagos pelo Sistema Nacional de Habitação, a correção monetária do valor do custo de aquisição de imóveis constantes da relação de bens e direitos e a correção do limite de despesas com educação na declaração do IR.

Por fim, Delarue lembrou ainda que a campanha inclui também a apresentação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê a tributação de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para lanchas, iates, helicópteros e jatinhos particulares. Essa medida geraria um incremento de arrecadação na ordem de 2,7 bilhões de reais que poderiam ser utilizados, por exemplo, para melhorar o transporte público, que é uma das reivindicações dos movimentos de protestos espalhados pelo Brasil.


Veja mais em:



quinta-feira, 4 de julho de 2013

IV Seminário De Educação Fiscal de Blumenau

Foi realizado no dia 02 de julho, o IV Seminário de Educação Fiscal de Blumenau. O evento aconteceu no Hotel Himmelblau, das 8h às 17h30 e contou com a participação de mais de 200 pessoas.
 

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o secretário da Fazenda de Blumenau, Alexandro Fernandes, a secretária de Educação de Blumenau Helenice Luchetta, além de integrantes da Receita Federal do Brasil em Blumenau, da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda do Paraná, entre outros.



 
  O seminário debateu diversas temáticas de educação fiscal e contou com as seguintes palestras:

   
Dra. Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa,
Diretora da ESAF dos Estados de Paraná e Santa Catarina,
com o tema:
- Responsabilidade Sócio - Ambiental na Administração Pública
 

Dr. Pedro Delarue Tolentino Filho,
Presidente do SINDIFISCO NACIONAL,
com o tema:
- Imposto Justo

 
Sr. Carlos Roberto Pakuczewusky,
 do Observatório Social de Blumenau
 que apresentou os objetivos e ações realizadas pelo OSBLU


Sra. Giovana Mara Reiter,
Fiscal Tributária do Município de Blumenau,
com o tema:
- Administração Pública e a Transparência


Sr. Alexandre P. Caminha,
 responsável pelo Procon de Blumenau,
com o tema:
- Procon: Uma Importante Ferramenta para os Consumidores

 

Sr. Jair Antônio Schmitt,
Presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria,
com o tema:
- Os Malefícios da Pirataria e as Ações do CECOP
no Âmbito Educacional, Institucional e Repressivo

 

Além disso, foram apresentados relatos de experiências vivenciadas na educação fiscal dos municípios de Timbó e Joinville.  A explanação de Timbó foi realizada pela Tutora Claracy Maria Ferrari Butzke e a apresentação de Joinville foi conduzida por Gilson Santos de Oliveira e André Luiz Matuizzi.
 

Atualmente, 38 escolas e 33 centros de educação infantil participam do Programa de Educação Fiscal em Blumenau, sendo que algumas experiências e mostras de trabalho também foram apresentadas no seminário.