segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia Estadual de Combate à Pirataria é comemorado pela primeira vez em Santa Catarina


Nesta segunda-feira (3), está sendo comemorado pela primeira vez o Dia Estadual de Combate à Pirataria em Santa Catarina.

 
 



O Dia Estadual de Combate à Pirataria e à Biopirataria no Estado de Santa Catarina foi estabelecido pela Lei Estadual no. 15.880, de 2012 que determina que a data seja comemorada anualmente, no dia 3 do mês de dezembro.

 
O texto do projeto de lei foi apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio e recebeu contribuições do Conselho Estadual do Combate à Pirataria (Cecop/SC).

 
“A oficialização de uma data se junta às ações do Governo do Estado que visam dar maior visibilidade aos prejuízos trazidos à economia pela circulação de produtos pirateados”, lembra o presidente do Cecop, delegado Wanderley Redondo.

 
"A pirataria não reduz apenas a arrecadação de impostos, mas diminuiu a oferta de emprego e inibe investimentos em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, serviços e obras culturais", elenca Redondo.

 
O Cecop é um órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). As ações do Conselho estão voltadas para a coordenação de políticas públicas e privadas, de caráter educacional e institucional, com foco na prevenção e na repressão das violações da propriedade intelectual.

 
Como forma de celebração da data, o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop), organizou, em Florianópolis, uma semana de encontros, seminários e premiação a ações de destaque na área. O objetivo é prevenir violações da propriedade intelectual.

 
A primeira ação ocorre nesta segunda (3), por volta das 10h, com panfletagem de material educativo pela Polícia Militar no posto de fiscalização da SC-401. Às 14h, haverá a entrega do prêmio “Destaque no Combate à Pirataria”, no auditório da Fecomércio.

 
Na terça-feira (4), no mesmo local, haverá um seminário sobre combate à pirataria. Os palestrantes são Natan Schiper, especialista em pirataria e representante da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e Renato Opice Blum, advogado e economista. Entre os temas, estarão os desafios e cenários da pirataria, cyberpirataria e crimes digitais.

 
Já na quarta-feira (5), às 19h, será realizada uma reunião da Comissão de Direito da Inovação, Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria, no plenário da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário